terça-feira, 24 de junho de 2008

LEASING SOCIAL

Por Cristine de Carvalho
A expressão define empréstimos de recursos para fins de desenvolvimento social, utilizando principalmente formas alternativas ao sistema político-econômico principal.
Estes recursos são de ordem física - automóveis, animais ou habitações, mas referem-se a questões de ordem social. De maneira geral está direcionado a certa categoria de público, em sua maioria de baixa renda e moradores de regiões não beneficiadas por um ou mais benefícios do desenvolvimento humano.
São exemplos de leasing social: a iniciativa de uma cooperativa francesa de transporte para estrangeiros de rendimentos modestos na sua procura de emprego, contando com a associação do futuro empregado; o leasing de cabra na Paraíba, onde os animais são enviados às famílias que necessitam de seu leite – os filhotes fariam parte também da iniciativa, em compromisso com o empréstimo de leite recebido; o leasing de burro, no Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna, onde o animal era o meio de transporte para algumas crianças em direção às escolas ou ainda, no setor habitacional, o Programa de Arrendamento Residencial do Estado de São Paulo.
Para tanto, leasing social tem preferencialmente a meta de buscar alternativas ao empreendimento individual como parte essencial do desenvolvimento social.

Nenhum comentário: